Seguidores

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A paixão por divinos

Este final de semana foi dilúvio novamente por aqui. Pelo menos rendeu bons frutos ou melhor pássaros,rsrsrs.
Decidi começar a me mexer pra as lembrancinhas de natal que daqui a pouco esta chegando. Bom, então que já estava apaixonada por divinos mas não havia achado nenhum por aqui. Mas tive a ótima surpresa de ganhar dois no mesmo dia, das amiga Analú e Lúcia, como esta escrito neste post anterior.
E resolvi fazer os meus com o que tinha em casa , então o que acham da minha produção de divinos made by Solange?

 
 
 
Este é um coração que fiz para a minha secretária aqui em casa, que  é evangélica e não acredita em imagens ( cada um com sua fé , não é?)


     Detalhe da asa que deixei solta neste divino para ele voar pela casa, rsrsrs 



Fui procurar a origem do divino no Brasil, sempre  gosto de  saber a  história das coisas. Pra quem não conhece aí esta:

Origem portuguesa

A origem remonta às celebrações religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, nas quais a terceira pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos designados de Bodo aos Pobres com distribuição de comida e esmolas.
Assunto muito abordado pelo professor Agostinho da Silva. Há referências históricas que indicam que foi inicialmente instituída, em 1321, pelo convento franciscano de Alenquer sob proteção da Rainha Santa Isabel de Portugal e Aragão.
Essas celebrações aconteciam cinquenta dias após a Páscoa, comemorando o dia de Pentecostes, quando o Espírito Santo desceu do céu sobre os apóstolos de Cristo sob a forma de línguas como de fogo, segundo conta o Novo Testamento. Desde seus primórdios, os festejos do Divino, realizados na época das primeiras colheitas no calendário agrícola do hemisfério norte, são marcados pela esperança na chegada de uma nova era para o mundo dos homens, com igualdade, prosperidade e abundância para todos.
A devoção ao Divino encontrou um solo fértil para florescer nas colônias portuguesas, especialmente no arquipélago dos Açores. De lá, espalhou-se para outras áreas colonizadas por açorianos, como a Nova Inglaterra, nos Estados Unidos da América, e diversas partes do Brasil.

Brasil

É provável que o costume de festejar o Espírito Santo tenha chegado ao Brasil já nas primeiras décadas de colonização. Hoje, a festa do Divino pode ser encontrada em praticamente todas as regiões do país, do Rio Grande do Sul ao Amapá, apresentando características distintas em cada local, mas mantendo em comum elementos como a pomba branca e a santa coroa, a coroação de imperadores e a distribuição de esmolas.
fonte:wilikipédia

14 comentários:

Rosana Sperotto disse...

Oi, Solange! Ficaram d-i-v-i-n-o-s! E a proposta das asinhas soltas é linda... que ele voe e abençoe tua casa. Beijo

Calma que estou com pressa! disse...

oi solange querida! ficaram lindoooos!
acehi super original! o divino no feltro deve dar um trabalh~ão! parabéns amiga meiguinha! e ai não para de chover né! e eu estava sem net e sem telefone na minha mãe- assim não dá- d[a proxima vz vou ter que levar o note com 3 g- querendo saber noticias de voces e nada- cheuei sabado as 23 horas e passei o domingo na preguiça! arrumando as malas...
deu prá matar as saudades aí do sl, mas ficou com gostinho de quero mais, adorei conhecer voces todas, foi uma tarde maravilhosa!
sexta passada quando pude entrar um pouco no note do cunhado mostrei pra minha irmã e minha mãe o que é scrap(elas não sabiam) e mostrei o teu taleto criando com dcd's , a minha irmã ficou apaixonada pela tua arte e pela tua pessoa, eu mais ainda, isto que ele nem te conheçou. mas aqueles cd's estão lindos e os teus divinos lindissimos!
bjs
ú

Vivian disse...

So, pra que divinos comprados se vc sabe fazê-los lindamente? amei o coraçao com xita

bjks

Andréa Veiga disse...

Então menina!! Bora fazer a nossa troquinha??? EU TOPOOOOO!!!!

Beijokas

Tania Martyns disse...

amei os divinos ,o post e a aula ,adorei 1 tem selinho pra ti lá no bloguinho ,beijos !

Zuleide Felisberto disse...

lindooo..amei..amo Divino!!!
bju

Anônimo disse...

Simplesmente en-can-ta-do-res!!
Sou fa da imagem do Divino, estou preparando uma mandala com um Divino de barro pra casinha nova, tomara que fique tao linda quanto suas lembrancinhas, AMEI, qdo estiver pronta vou postar aqui.
Adorei seu blog e serei seguidora
Bjo

Susi disse...

Que lindos!!
Adorei Solange,menina vc deu uma aula sobre os "divinos".
bjs

Vanessa Franzoi disse...

oie ...adorei seus presentinhos de Natal !!! tem presentinho pra vc no meu blog...
bjos
www.vanessafranzoi.blogspot.com

Simone disse...

Que liiiindos!
Muito fofos e delicados! Amei!
Obrigada pelo selinho!
Vou postar assim que puder!
Beijos.

Janice disse...

Amei os seus divinos.
Ficaram muito LINDOS!!!!
Beijo:)

Mika Lins disse...

Obrigada pela visita ao meu blog. O seu é lindo também.
Bj
Mika

Michelle Sales disse...

Oiii Solange...ficaram muito lindos!!!

Bjão.

Janete Pinho disse...

Que lindos! Adoro Divinos. E estes aí são muito lindos mesmos. Parabéns pelo trabalho.
Um abraço,